Pode um branco ouvir um negro?
- janineelisrn9
- 6 de fev.
- 2 min de leitura
Nos últimos dias vimos um trecho da entrevista da psicanalista Maria Rita Khel onde ela questiona o que chama de '' movimentos identitários que só criam laços entre si'' e aborda o que chama de ''lugar de cale''.
Eu então pergunto: Pode um branco ouvir um negro?
Pode um branco ouvir um negro?
Por Janine Rodrigues
Para não ter de enxergar determinadas coisas em si, o sujeito pode acabar enxergando estas coisas no outro. Isso é projeção, mecanismo de defesa para se proteger da angústia. Projeção é um conceito importante em psicanálise e essas falas da Psicanalista Maria Rita Khel podem ajudar a compreender este conceito.
Ora, se uma pessoa negra espanca o filho, assim como no exemplo que Maria Rita Khel traz, ela deverá ser repreendida por qualquer pessoa, seja ela negra, branca, amarela...
Mas vejamos: Na prática da vida cotidiana, se uma cena como esta ocorre, praticada por um homem negro, quais serão as possíveis consequências?
Se esta mesma cena ocorre, praticada por um homem branco, quais as possíveis consequências?
Pessoas negras morrem todos os dias por estarem em situações suspeitas. Mas as situações não são suspeitas por si só, mas sim, se tornam suspeitas porque quem as atua são pessoas negras. Ou seja, um preto correndo, suspeito, um branco correndo, atrasado para alguma coisa.
Repito: Se uma pessoa negra espanca o filho, assim como no exemplo que Maria Rita Khel traz, ela deverá ser repreendida por qualquer pessoa, seja ela negra, branca, amarela...
As palavra '' identitário'' tem sido usada de forma leviana, irresponsável e muitas vezes perversa. Há uma tentativa desesperada de resumir, irresponsavelmente, os movimentos negros sociais ao que muitos brancos apelidam de '' mimimi''. Pouco se ocupam de racializar-se, muito se ocupam de doer-se por acharem que estão perdendo espaços em lugares que sempre foram soberanos.
Se há um desejo cala-te de negros para brancos, é porque há anos pretos não conseguem falar. E esse tom de reclamação em '' negros criando laços só entre eles'' é no mínimo irônico, já que o branco chegou, matou, escravizou, segregou e segrega até hoje e ora, ora… é o negro culpado de querer aquilombar-se?
Fora que, também, não é verdade que todas as pessoas negras só criam laços de afeto com pessoas negras...
Por fim, sempre me pergunto: pode um branco ouvir um negro? A psicanálise é sobretudo escuta. E para um branco ouvir um negro é preciso que o branco se racialize. Caso contrário tornar-se impossível o trabalho de análise.
A psicanálise tem muito a contribuir para que a vida de muitas pessoas sejam menos sofríveis.
A psicanálise não é uma igreja, um dogma.
Pessoas que contribuíram e contribuem muito em alguns aspectos também podem ter falas lamentáveis, para dizer o mínimo.
Não há ídolos na psicanálise, não deveria. O ídolo tudo pode, a qualquer custo, sem ser questionado.
Não acredito em nada que se alimenta de idolatrias.
Eu, definitivamente, acredito na psicanálise. Que foi, que era e que há de ser. Que se revê, a todo tempo.
Comments